Vários materiais podem ser reciclados.Exemplos mais comuns: papel, vidros,metal e plástico.Do inglês,recycle (re=repetir,e cycle =ciclo).
As vantagens mais conhecidas da reciclagem são: a minimização da utilização de fontes naturais,muitas vezes não renováveis; a minimização da quantidade de resíduos que necessitam de tratamento final: aterramento ou incineração.
Reciclagem serve para materiais que podem voltar ao estado original e serem transformados novamente em produtos iguais em todas as suas características.Reciclagem não é reutilização.
O reaproveitamento ou reutilização transforma um determinado material já beneficiado em outro.um exemplo típico da diferença entre os dois significados é o reaproveitamento do papel.
O papel reciclado não é parecido com o que foi beneficiado pela primeira vez.Este novo papel possui cor,textura e gramatura diferentes, pois não é possível retornar o material utilizado ao seu estado original .O material utilizado é transformado em uma massa.Ao final, resultada em um novo material com características diferentes.
A Reciclagem começou a ser uma das soluções para um planeta sustentável, quando se chegou á conclusão de que as fontes de petróleo e de outros materiais não renováveis estavam se esgotando com rapidez, além da escassez de espaço para a disposição de lixo e de outros dejetos na natureza.
Em alguns casos, não existe a possibilidade de reciclar indefinidamente um material.Por exemplo,o papel,que tem algumas de suas propriedades físicas reduzidas a cada intervenção de reciclagem,pois é inevitável o encurtamento das fibras de celulose.
Felizmente, isso não acontece em todos os casos.A reciclagem de alumínio não acarreta nenhuma perda de suas propriedades físicas, podendo ser reciclado indefinidamente.
